sábado, 11 de setembro de 2010

O DODÔ




Aqui está um animal muito engraçado, mais um dos que desapareceu às mãos da bestialidade humana. O Dodó, Dodô ou Dronte (Raphus cucullatus) foi uma simpática ave, robusta, não voadora, com cerca de um metro de altura, que se alimentava de frutas, nidificava no chão e vivia na Ilha Maurícia, junto à costa leste de África, relativamente perto da grande Ilha de Madagáscar. Considerando que esta ave não voava e não temia o ser humano, foi presa fácil aquando da colonização da Ilha Maurícia (iniciada em 1505 pelos portugueses) e o processo do seu desaparecimento foi galopante. O nome Dodó foi-lhe atribuído pelos portugueses dado o seu ar desajeitado, sendo baptizados de "doudos" ou "doidos". Além do bicho Homem, responsável máximo pela eliminação deste animal do planeta Terra, há a considerar igualmente o facto do Homem ter levado consigo para a Ilha Maurícia outros animais, porcos, ratos, macacos que, a pouco e pouco, destruíram os ninhos dos dodós acelerando o seu desaparecimento. O último dodó foi morto em 1681 e não foi preservado nenhum exemplar inteiro deste animal ... (apetece perguntar o que teriam feito os dodós na outra vida para semelhante chacina!).
Curiosidades:

1- Recentemente foi descoberta uma espécie de árvore, "Calvária", na Ilha Maurícia que estava quase extinta, existindo apenas 13 exemplares da dita com mais de 300 anos. Qual a razão? Após a extinção do dodó, a árvore não teria capacidade de sobreviver também, uma vez que as sementes, ingeridas pelo dodó, só ficavam activas e prontas a germinar após passarem pelo organismo deste, considerando que através do processo digestivo era aliminada a casca grossa que recobria a semente. No entanto, concluiu-se que o mesmo processo seria possível com perus e actualmente a árvore existe e passou a designar-se árvore-dodó.

2- Concluiu-se que o dodó deriva de uma espécie de pombos migradores que se instalaram naquela ilha e se adaptaram ao meio, evoluindo para aves muito maiores e sem capacidade de voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário